O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O(s) autor(es) possuem a titulação mínima exigida pela revista, conforme consta das Diretrizes de Publicação.
  • O texto segue as diretrizes de espaçamento e margens; usa a fonte Helvetica de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL) e negrito; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo está anonimizado, não contendo nome, sobrenome, minicurrículo, e-mail ou qualquer outro dado que permita a identificação direta ou indireta de seu(s) autor(e,s).
  • Todos os autores do trabalho possuem e informarão Código ORCID (https://orcid.org/) e minicurrículo.
  • O(s) autor(es) autoriza(m) a utilização de sua(s) imagem(ns) para divulgação do trabalho, caso aprovado, nas redes sociais do IBERC.

Normas para Publicação

Artigos escritos por um único autor são restritos aos portadores do título de Mestre. Também são aceitas submissões subscritas por duplas, sendo um portador do título de doutor ou mestre e outro Mestre ou Mestrando; ainda, excepcionalmente, são admitidos trabalhos elaborados por trios, sendo um portador do título de Doutor com dois Doutorandos, Mestres ou Mestrandos. Para as Resenhas e os Comentários de Jurisprudência, é admitida a participação de Especialistas e Bacharéis.

Para formatação adequada utilize as diretrizes abaixo na configuração do seu trabalho:  

  • Título em português e em inglês. A mesma língua do título deve ser mantida na tradução do resumo (abstract) e das palavras-chave (keywords), com espaçamento simples e separação de parágrafos, antes e depois, de 6pt;

  • Fonte do texto: Helvetica;

  • Tamanho da fonte: 10, justificado.

Proporções das margens:

  • Margens superior e esquerda: 3 cm;

  • Margens inferior e direita: 2 cm;

  • Recuo de primeira linha/parágrafo: 1,5 cm a partir da margem esquerda de 3 cm;

  • Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;

  • Espaçamento entre parágrafos, no corpo do texto: 6pt antes e depois;

  • Citação direta com mais de três linhas: fonte Helvetica em tamanho 9, com recuo de 4,0 cm e espaçamento, antes e depois, de 6pt;

  • Notas de rodapé em fonte Helvetica, tamanho 9, com alinhamento justificado e espaçamento simples. Atenção: não será admitido, em nenhuma hipótese, o sistema autor-data;

  • As obras, revistas ou materiais retirados da internet devem constar em itálico; os destaques no corpo do texto em itálico, palavras estrangeiras em itálico;

  • O texto deve conter Resumo e Palavras-chave em Língua Portuguesa e, preferencialmente, também na Língua Inglesa ou na Língua Espanhola, embora sejam admitidas as Línguas Italiana, Francesa e Alemã;

  • É obrigatório haver Introdução e Conclusão;

  • Textos escritos em idioma estrangeiro são admitidos, mas pede-se a gentileza de que também seja submetida uma tradução, em Língua Portuguesa, para disponibilização aos leitores das duas opções de leitura;

  • Artigos e Comentários de Jurisprudência deverão ter o mínimo de 10 (dez) páginas, em papel tamanho A4, e no máximo 30 (trinta) páginas, podendo, em casos excepcionais, ante a excelência do texto, ultrapassar o número máximo, já Resenhas deverão ter entre 5 (cinco) e 12 (doze) páginas;

  • As referências devem constar ao final e serão contabilizadas nos patamares mínimo e máximo das páginas.

Acesse o modelo padrão clicando aqui.

Diretrizes para registro de conflito de interesses

A(s) pessoa(s) que tiver(em) artigo aprovado para publicação declara(m) não existir conflito financeiro ou de qualquer outra natureza que possa permear os resultados da pesquisa e declara(m) na página de submissão do texto qualquer financiamento que tenha(m) recebido em razão da pesquisa.

Em caso de dúvidas acerca de potencial conflito de interesses, qualquer pessoa interessada deverá contatar o Conselho Editorial da Revista do IBERC antes de submeter o texto para análise.

Submissão do texto e Código ORCID

Os textos, em português, inglês ou espanhol, devem ser enviados exclusivamente pela plataforma OJS. Toda submissão deverá conter o currículo do(s) autor(es) do texto, e-mail, endereço, telefone e o Código ORCID (https://orcid.org/) dos mesmos. Após o recebimento dos pareceres, o autor deverá revisar e formatar seu artigo de acordo com as normas da revista, sob pena de não publicação do texto no periódico. Nenhuma taxa será cobrada durante o processo de avaliação e publicação e, após a avaliação por pares, os artigos serão divulgados sem custos para o(a) autor(a) e para o(a) leitor(a).